sexta-feira, 28 de julho de 2017

RESENHA: To The Bone (O Mínimo Para Viver)


Olá! Como prometido, trago a resenha da semana! Dessa vez sobre um dos títulos originais da Netflix lançados esse mês, o filme To The Bone, ou o Mínimo Para Viver, em português. A personagem principal é vivida pela atriz Lily Collins e tem participação do Keanu Reeves. Confira o trailer:


Logo no inicio há um aviso sobre o conteúdo do filme, deixando explícito que a trama conta com certos gatilhos e que pode ser prejudicial, principalmente para quem já passou ou está passando por problemas semelhantes ao da personagem principal.

Ellen é uma jovem de vinte anos que sofre de anorexia, e diferentemente de outros filmes com a temática semelhante, To The Bone não trás uma reviravolta emocionante e imediata, do tipo em que a personagem escolhe melhorar logo de cara. Pelo contrário: o filme mostra o fundo do poço, literalmente. Não temos cenas do passado de Ellen, e nem do futuro saudável que ela pode ter. A trama se concentra na dificuldade de estar no auge da doença e no dilema de aceitar ajuda ou não; e quando falo em aceitar ajuda não é simplesmente aceitar o tratamento, e sim se dedicar a ele.


Por mais que não exista foco no passado da personagem de Lily Colins, fica claro a maioria dos gatilhos que colaboraram pelo desenvolvimento da doença dela: a mãe se separou do pai para ficar com a melhor amiga dela, e a partir daí passou a não dar tanta atenção à família, o pai é totalmente ausente (tão ausente que nem tem ator para ele, ele é apenas citado), a madrasta não tem o famoso cimancol (por mais que ela seja consciente da doença da enteada, tem colocações que só a prejudicam), entre outros fatores, mas basicamente a família ser desestruturada é algo difícil para Ellen. Além dos pais e das madrastas, também temos contato com a meia-irmã de Ellen, que ainda é adolescente e sofre bastante com a doença da irmã. Entre trancos e barrancos, a madrasta e a irmã são as únicas realmente dispostas a fazer algo para ajuda-la.

A personagem já passou por diversos tratamentos, e nenhum deles de fato funcionou. Até que sua madrasta encontra um renomado doutor que tem um tratamento peculiar para pacientes com distúrbios alimentares, e é aí que tudo muda. O tratamento consiste em uma casa com monitoramento de apenas uma profissional, na qual vários pacientes moram durante um determinado tempo e por vontade própria, pois eles podem abandona-lo quando bem entenderem. O doutor, vivido por Keanu Reeves, faz visitas a casa e se encontra individualmente com os moradores. Além disso existe uma terapia em grupo semanal.


Como falado anteriormente, o filme contem gatilhos. A obsessão de Ellen por fazer abdominais, por exemplo, ou o fato dela contar todas as calorias das refeições. Mas nada disso se compara as cenas que mostram o corpo dela. A atriz realmente emagreceu para o papel, e não é nada normal o estado em que o corpo dela ficou. É agonizante. Aliás, lá pro fim do filme, ela desiste. Sai sem rumo acreditando que vai morrer naquela noite, mas aí ela tem um sono onde se vê como realmente está: o corpo totalmente emagrecido, fraco e doente. Ali foi o momento decisivo para ela.

É muito legal da parte dos roteiristas e produtores não romantizarem a produção ou mostrar a recuperação de forma utópica, porém existem algumas falhas no filme. A casa dos pacientes é monitorada por apenas uma profissional, que deixa passar várias coisas, como por exemplo o saco de vômito que uma das garotas esconde embaixo da cama, ou os abdominais que Ellen faz durante a madrugada. Em uma casa de reabilitação normal, os pacientes são monitorados vinte e quatro horas por dia, por mais de uma pessoa. Outro ponto que ficou no ar é o fato de que não há acompanhamento nutricional, e os pacientes comem o que querem, se querem. Uma das pacientes come pasta de amendoim de jantar enquanto outros tem uma refeição normal. E com certeza deixar que os pacientes deixem a casa a qualquer momento é muito, muito errado.

Algo que não vi em nenhuma das resenhas do filme e que considero válido é que temos uma personagem obesa e um garoto com distúrbios alimentares. É uma excelente desconstrução para o estigma que somente mulheres magras sofrem com esse tipo de doença.

Contudo, acredito que a pegada mais real foi muito legal, mas o filme não é tão bom assim não. Algumas cenas são bem descartáveis e a falta do pai é sem sentido, sabe? Acho que é interessante para as pessoas que não tem nenhum transtorno alimentar, para saber como é passar por ele, é quase como um alerta sobre o quão prejudicial é. Mas a atuação de Lily é impecável!

O filme é dirigido por Marti Noxon e está disponível na Netflix.


Contato:
anacampagnnolo@gmail.com
@campagnoloana no Instagram

@anacampagnnolo no Twitter 




Nenhum comentário:

Postar um comentário