segunda-feira, 17 de julho de 2017

Meu Primeiro Semestre De Publicidade E Propaganda


Feliz segunda, meus amores <3 Primeiramente, vamos falar sobre as últimas duas semanas que fiquei parcialmente ausente aqui do blog. É que acabei me enrolando com as últimas semanas do semestre, e, de quebra, tive algumas questões particulares também. Mas agora voltei a todo vapor!

Eu não costumo fazer posts sobre minha vida pessoal, mas faz um tempinho que venho programando esse. Pra quem não sabe, curso Publicidade e Propaganda aqui na minha cidade e acabo de terminar o primeiro semestre. Se vocês quiserem, posso fazer um contanto o porque escolhi esse curso.

Acredito que tem muito conteúdo disponível sobre como escolher a graduação, e também sobre a profissão em si (como valores e mercado de atuação), porém, os materiais que contam sobre como é cursar cada curso (com exceção de medicina) ainda são poucos. Pensando nisso, resolvi trazer semestralmente um resumão da minha faculdade, principalmente porque ter algo assim no ano passado, enquanto ainda estava no colégio, teria me ajudado bastante.

Cada instituição tem seu modo de organizar os cursos, mas na minha é assim: são semestres, comunicação é dada no período da noite e temos que escolher as cadeiras que queremos ter (cadeiras são as matérias, e pagamos por cada uma).

Por motivos que não cabem neste post, acabei tendo que trocar de curso apenas algumas semanas antes do inicio do semestre e por isso escolhi as cadeiras com pressa e com poucas opções, visto que muitas já estavam lotadas. Escolhi cinco cadeiras: História, Comunicação e Sociedade e Psicologia e Comunicação (essas duas são de tronco comum, ou seja, abrangem Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas), e Responsabilidade Social, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Ética (essas três são as cadeiras eletivas, obrigatórias para todo os cursos e lecionadas à distancia).

Resumindo, não peguei nenhuma cadeira específica de PP, portanto, ainda não tenho propriedade para falar sobre. Então vou falar sobre como é ser caloura de comunicação \o/

O primeiro dia foi tão, tão especial! Minha melhor amiga da escola também estava no seu primeiro dia, então foi bem legal nos encontrarmos para começar. Uma pena que ela faz algo totalmente diferente e em outro bloco. A minha cidade é pequena, então eu já conhecia muitas pessoas e também vários conhecidos meus começaram no mesmo semestre. Aliás, é muito comum termos colegas de sala que conhecemos há anos e nunca de fato conversamos haha.

Como comentei anteriormente, as aulas são noturnas, o que é algo bem diferente para mim. No momento não tenho um emprego regular, então depois de passar o dia todo em casa ter que sair a noite é meio chatinho, sabe? Mas sempre que chego na faculdade isso passa.

A faculdade é relativamente pequena, mas sempre movimentada. As aulas variam muito, sério. Esqueça aquele modelo de aula de escola (todos sentadinhos, anotando um milhão de palavras e esquentando a cabeça com provas). Ah, e aquela história de que todo mundo entra e sai a hora que quer é verdade, e nos primeiros dias isso me assustou bastante. Quer dizer, passar bem na frente do professor no meio da aula? Que horror! OBS.: Hoje em dia já faço isso também, obrigada de nada.

Sei que existe uma grade curricular estipulada pelo MEC dizendo o que todas as matérias devem abordar, porém cada professor tem seu jeito de organizar e comandar as aulas. Por exemplo, em uma matéria as avaliações foram feitas através de textos, e na outra tive apenas uma prova. Claro que meu eu controlador, nerd e ansioso quase teve um treco por não ter que se matar estudando, e aquela sensação de que não estava fazendo o suficiente foi bem difícil de controlar, mas acabou dando certo. Quem me conheceu na época do colégio, sabe que meus cadernos eram sempre recheados de anotações extras, dúvidas e que sempre me preocupava muito com as avaliações, e eu esperava que essa mudança me trouxesse mais paz, mas na verdade foi o contrário. Desculpa mundo, mas eu preciso de provas!!!

Por falar em cadernos, nas primeiras aulas anotava tudinho, em diversas cores de canetas, post it, etc, e depois passei a prestar mais atenção do que gastar meus materiais. Dois motivos para isso: não tive provas, de modo que não precisei decorar cada palavra dita, apenas o que eu entendia da aula era suficiente; e todas as aulas estão disponíveis no portal da instituição, então caso fosse preciso, tinha onde procurar por esclarecimentos.  E sim, meus materiais são todos nas cores rosa e roxo, e tenho mais canetas do que o necessário. Não me julguem!

O conteúdo é, sem dúvida, necessário para futuros comunicadores, porém ainda é muito superficial e muito do que estudei aprendi em cursos da área e na prática mesmo.
Nas matérias a distancia, funcionava assim: a cada 15 dias havia no portal um novo módulo com explicação e uma atividade avaliativa, e no fim do semestre houve uma prova presencial super fácil. São conteúdos abrangentes e a maioria não é tão legal assim não, mas acredito ter feito o meu melhor.

Na cadeira dos textos, me senti dentro da minha área de conforto, então foi gostosinho escrever textos sobre coisas como a história da comunicação. Houve também um trabalho em grupo de apresentação e é aí que o meu calo aperta. Sou comunicativa, óbvio. Mas minha dicção é terrível, sem brincadeira. E o assunto não era tão bom, então não foi meu melhor momento.

Na outra cadeira, cada dia havia uma avaliação diferente com uma determinada pontuação, que no final somava uma parte da nota final. Tivemos uma prova, feita em grupo, e no fim um trabalho de apresentação também. O assunto era super legal, e me senti mais segura para esse.

Cada faculdade é uma faculdade, e a particularidade da minha é que todos os semestres temos que realizar um trabalho prático supervisionado, cuja nota faz parte da somatória final de todas as matérias. Meu grupo produziu um documentário independente, e ficou muito bom. Em breve disponibilizaremos ele online, e farei um post só sobre ele. O que posso dizer sobre por enquanto, é que esse trabalho abriu meus horizontes e me fez olhar a publicidade com olhos mais fraternos.

Nem tudo são flores, né? Gostaria de dizer que a faculdade é um lugar onde todas as picuínhas (vocês conhecem essa palavra?!) são deixadas de lado em prol de um bem maior, a graduação, e que todos são maduros e gentis o suficiente. Mas não é assim. Pessoas são pessoas, e problemas existem. Colocações não tão profissionais por parte da docência, discussão entre alunos e professores e problemas entre os grupos continuam existindo. A diferença é que nesse ambiente você é um individuo, e tem total liberdade para ter o controle sobre suas companhias e colocações. Contudo, o que vai determinar a sua vida na faculdade é você mesmo.

Comparando as coisas boas e as não boas assim, com certeza foi um semestre muito bom. Agora estou de férias mas não estou cansada da graduação, então já quero voltar!
Para encerrar, aqui vai algumas fotinhos que tirei durante os últimos seis meses. Não vou colocar dos meus amigos, mas sim de alguns momentos. Lá vai:


Gravamos algumas partes do documentário no estúdio da faculdade, então a clássica pose com a claquete não ia faltar né?!


Pérolas haha Instagram: @campagnoloana


Bibliotecas sempre terão meu coração <3


A estranha do banheiro.


Dias assim fazem tudo valer a pena...


Será que amava o estúdio?


Fiz tantas novas amizades! Uma das maiores diferenças entre a faculdade e o colégio é que todo mundo é mais amigável e, literalmente, mais de boa. É muito legal estar na faculdade, e sou muito grata por ter essa oportunidade. Mal posso esperar pelos próximos semestres!

Por favor, deixe o seu comentário! Por mais que tenha visualizações, a maioria dos meus posts não tem interação e gostaria de saber a sua opinião sobre os conteúdos que trago. Então, me conta se você curte esse tipo de conteúdo e se você já está na faculdade! :)


Beijos e tenham uma ótima semana! 

Contato:
anacampagnnolo@gmail.com
@campagnoloana no Instagram
@anacampagnnolo no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário